MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Instituto Cultural Raízes é Destaque no Carnaval de Floresta


O Instituto Cultural Raízes foi destaque no Carnaval de Floresta/PE nesse ano de 2016, com os seus grupos culturais Maracatu Afrobatuque de Floresta e o Afoxé Filhos de N'Zambi.

Maracatu Afrobatuque de Floresta abrindo o Carnaval de 2016 com o Cortejo Cultural

 A participação do Instituto Raízes teve início na sexta-feira dia 5 de fevereiro com o Maracatu Afrobatuque, realizando um lindo Cortejo Cultural na abertura oficial do Carnaval Cultural, levando às ruas uma autêntica manifestação da cultura afrobrasileira e pernambucana que é o Maracatu de Baque Virado (historicamente conhecido como Maracatu Nação, o qual desde suas origens se constituiu numa das principais expressões do Carnaval de Pernambuco.

Grupo Afoxé Filhos de N'Zambi em show na noite do dia 6 de fevereiro

No sábado dia 6, na abertura dos shows do palco principal, localizado no Centro Histórico da cidade, o Instituto Raízes marcou presença com o Grupo Afoxé Filhos de N'Zambi, apresentando um repertório voltado à história do Grupo com cantigas de louvação aos Orixás e músicas afirmativas sobre a negritude e a construção cultural afrobrasileira.

Maracatu Afrobatuque realizando um show de Cultura Popular na noite do dia 8 em Floresta
Na segunda-feira dia 8, o Maracatu Afrobatuque fez sua estréia em palcos, trazendo para o público um repertório de Loas do próprio grupo e a homenagem especial a Nação do Maracatu Porto Rico, que completa em 2016, 100 anos de história e tradição, além de músicas em homenagem a Alceu Valença e Luiz Gonzaga.

Foi uma excelente oportunidade para o Instituto Raízes mostrar através de seus grupos culturais, dois ritmos populares que são marcas históricas do carnaval pernambucano, como é o caso do Afoxé e do Maracatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário