MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Programa Atitude em Floresta paralisa as atividades por falta de repasse financeiro

Centro de Acolhimento do Atitude em Floresta
Após mais de cinco anos de existência no município de Floresta/PE, o Programa Atitude teve suas atividades paralisadas no último dia 1º do corrente mês.

O motivo para a paralisação é a falta de repasse dos recursos financeiros por parte do Governo Estadual, que já conta cinco meses, ou seja, desde janeiro de 2016 que os valores não são repassados para o município e desse para a instituição executora.

São quase 30 funcionários e diversos fornecedores de serviços como alimentação, combustível, locação de veículos e aluguel, que estão sem receber, o que motivou a decisão do Instituto da Juventude em paralisar as atividades até que haja uma solução para o problema.

Com a paralisação das atividades ficam suspensas as ações de prevenção ao uso de drogas, bem como o acolhimento e atendimento de usuários de drogas de Floresta e região.

Na opinião de Libânio Neto, Gerente Administrativo e Financeiro do Instituto da Juventude (instituição que administra o programa em Floresta) "é muito preocupante a situação, pois a falta de repasses dos recursos financeiros acaba inviabilizando o funcionamento do Programa em Floresta e região, causando perdas irreparáveis, sobretudo a interrupção dos atendimentos e acompanhamento dos usuários, além de gerar insatisfação da equipe de funcionários e dos fornecedores, os quais são indispensáveis para a manutenção das ações. Por outro lado, representa um impacto negativo diante de todo o referencial criado pelo programa na região, nos últimos anos".
"Acreditamos e esperamos uma solução rápida para que possamos voltar a desenvolver as atividades, sem maiores prejuízos", acrescenta Libânio Neto. 

O que é o Programa Atitude?
O Programa Atitude surgiu como parte das ações do Pacto Pela Vida do Governo Estadual de Pernambuco e foi instalado em Floresta/PE, no dia 02 de dezembro de 2011, com a finalidade de atender e acolher usuários de drogas em Floresta e nas demais cidades da micro-região do Sertão de Itaparica: Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Belém do São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu.

Como funciona o Programa Atitude?
O Atitude em Floresta, funciona com uma casa de acolhimento (Casa de Passagem) que atende em torno de 30 usuários por dia e 10 para pernoites, vindos do próprio município e dos municípios circunvizinhos.
Existe ainda uma equipe do Atitude nas Ruas, que faz a busca ativa e realiza visitas de acompanhamento de usuários e a interlocução com os órgãos da Assistência Social na região.
O Atitude conta com uma equipe formada por mais de 20 profissionais, tais como: Assistentes Sociais, Psicóloga, Educadores Sociais, Oficineiros, além de equipe administrativa qualificada para atender aos usuários e suas demandas.

Como é mantido e administrado o Programa Atitude?
O Programa Atitude em Floresta/PE é mantido através de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Floresta, onde o Estado entra com algo em torno de 85% (oitenta e cinco por cento) dos recursos, enquanto que a Prefeitura complementa com os 15% (quinze por cento) restantes.
A administração do Programa é feita pelo Instituto da Juventude, instituição sem fins lucrativos que através de licitação foi contratada para gerenciar o programa, cuja experiência vem sendo referência, pelos resultados positivos, conciliando o cumprimento das metas estabelecidas com uma correta aplicação dos recursos, sobretudo no que diz respeito aos investimentos de manutenção, equipamentos, serviços e equipe de pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário