MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

domingo, 18 de dezembro de 2016

Diferenças entre a tragédia com o time da Chapecoense e as demais tragédias que ocorrem diariamente pelo mundo.

Tragédia que matou mais de 160 pessoas na Nigéria
Nos últimos dias tem sido (ainda) incessantes às notícias da tragédia com o vôo da Chapecoense, ocorrido no dia 29/11/2016.

É verdade que toda tragédia que põe fim a vidas (sobretudo humanas) merecem nosso pesar.

No entanto, a "cobertura da mídia" deu uma forma absurdamente dramática, repetida inúmeras vezes, causando um clamor exacerbado, transformando as vítimas em "heróis".

E eu me pergunto: heróis de que? por que causa justa eles lutavam? que grande obra humana estavam realizando?

Aproveitam-se de que o futebol é a maior forma de aglutinação de pessoas (inclusive da alienação da grande maioria), para causar um clamor geral, motivando as pessoas a assumirem diante da tragédia, um papel que nem sempre exercem quando perdem um ente querido.

De imediato surgem expressões de choros e prantos, nas redes sociais se criam hashtags dando força ao clube, imagens de pessoas (torcedores) transformadas em fãs, cria-se um ambiente de enorme sensibilização e "solidariedade", governos se mobilizam, tentam se projetar em torno dos fatos,a vida de cada uma das vítimas passa a ser conhecida do público, seus nomes lembrados um-a-um.

Enfim, mais um show produzido pela mídia sensacionalista, preocupada apenas em produzir a "informação de massa" e direcionar comportamentos e atitudes.

Enquanto toda essa "cobertura" e comoção é causada pela tragédia mencionada, várias outras tragédias ocorrem diariamente, sem qualquer cobertura e sem qualquer comoção por parte da mídia e das pessoas em geral.

À exemplo, recentemente no dia 11 de dezembro, um acidente com a queda do teto de uma igreja na Nigéria (uma tragédia), matou pelo menos 160 pessoas, fato este que quase ninguém soube. Não houve a mesma comoção, nenhuma hashtag nas redes sociais, praticamente nenhuma cobertura da grande mídia, nem mesmo religiosos (porque eram religiosos os mortos da Nigéria) se pronunciaram.

Porque? porque a Nigéria é distante daqui? porque a Nigéria está localizada na África? porque são negros? porque são pobres? Perguntas que me faço.

Várias outras tragédias ocorrem aqui mesmo no Brasil, sem que a grande mídia se pronuncie, tragédias diárias que matam pobres, índios, negros e, tantos outros excluídos pelo sistema.

Vidas que vão, gente que morre sem lamentos, sem comoção, sem homenagens. Esquecidos, abandonados, porque já o eram em vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário