MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Datas Históricas - 1º de Janeiro





DIA DA SOLIDARIEDADE E DA PAZ MUNDIAL

A Paz Mundial ainda é um sonho. As contradições entre os povos, as guerras, a exploração e o domínio dos países ricos sobre os pobres continuam sendo as grandes barreiras para a construção da paz no mundo.
Celebrar o dia da Paz Mundial em 1º de Janeiro de cada novo ano é um jeito de atualizar e fundamentar a esperança de novos tempos. E construir na prática diariamente a verdadeira Paz, que é fruto da justiça.






TRIUNFO DA REVOLUÇÃO CUBANA (1º de Janeiro de 1959)

Sob a liderança de Fidel Castro, organizados no Movimento 26 de Julho, o Exército Rebelde e outras forças políticas (operários, trabalhadores rurais e estudantes) se levantam contra a ditadura de Fulgêncio Batista, sustentado no poder pelos Estados Unidos. No dia 1º de Janeiro de 1959 tomam o poder em Cuba. Nessa Revolução participaram com destaque, Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro, Haidé Santamaria e Célia Sanches, além da grande massa de trabalhadores explorados.

Primeiras Medidas tomadas pelo povo no poder:
1º) Reforma Agrária;
2º) Emprego e trabalho para todos;
3º) Educação gratuita para todos;
4º) Assistência médica gratuita para todos;
5º) Ninguém pagará de aluguel mais de 5% do seu salário.

A Revolução Cubana deu um susto muito grande na burguesia de todo o continente americano. E até hoje, é exemplo a ser seguido pelos revolucionários de todo o mundo.
Cuba é um país livre!




REVOLUÇÃO NEGRA NO HAITI (1º de Janeiro de 1804)

A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804) foi um período de grande conflito na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e a independência do Haiti como a primeira república por pessoas de ascendência africana.
Em meio a centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo, durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue obteve sucesso em alcançar a independência permanente.
A Revolução Haitiana é também conhecida com A Revolução Negra.

Fontes para pesquisa:
- http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/revolucao_negra.html
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Haitiana



TERNOS DE REIS - Várias regiões de Minas Gerais

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis
    

INÁCIO JOSÉ DE ALVARENGA PEIXOTO

Foi um advogado e poeta luso-brasileiro. Foi detido e julgado por participar da Inconfidência Mineira, tendo sido condenado ao degredo perpétuo na África.

Fonte de pesquisa:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A1cio_Jos%C3%A9_de_Alvarenga_Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário