MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CONSCIENTIZAÇÃO


A Conscientização é o ato de se tornar consciente. Esclarecido sobre algo que é necessário para nosso aprendizado, tomar consciência nos prepara e evita hábitos inadequados.

Conscientização é o ato de estar ciente, isto é, ter conhecimento sobre algo e a partir daí, passar a refletir, julgando o que está certo ou errado em suas atitudes de tal forma que seu objetivo passe a ser a transformação de si mesmo e depois da sociedade como um todo. Não basta saber, conhecer. É necessário agir, a fim de que a conscientização se torne efetiva e eficaz, perante a sociedade, de tal forma que os assuntos pertinentes sejam, senão resolvidos, pelo menos amenizados. A conscientização exige luta.

Paulo Freire: Diz que o processo de conscientização é o processo de confrontação do indivíduo com a realidade, na tentativa de compreendê-la. Superar as visões ingênuas sobre a realidade, ficar diante dela, disposto a transformá-la. Essa transformação nunca é um ato individual, sempre será coletivo, um ato político, conjunto e público. Os processos de conscientização são processos de superação da consciência ingênua. De nada adianta dizer que tem consciência da realidade, que conhece o funcionamento do mundo que o rodeia se não agir, fortemente, para transformá-lo em algo melhor.

O homem é um ser inacabado, que se educa e se transforma. É um ser na busca constante por ser mais. Aqui está a razão fundamental da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário