PONTO DE PARTIDA

PONTO DE PARTIDA

sábado, 31 de março de 2018

O Verdadeiro sentido da Páscoa


Desde minha infância, me acompanha algumas reflexões sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Nunca fui influenciado pela propaganda consumista dos ovos de chocolates, até porque para o pobre, não é possível se dar ao luxo de comprar chocolate quando existem outras necessidades alimentares mais urgentes.

Fui crescendo e algumas perguntas me levaram a refletir e especialmente essa:

Se a Páscoa tem seu significado maior na celebração da história de Jesus Cristo, que veio a esse mundo dar um testemunho de vida, que transmitiu uma mensagem de paz e de amor, que deu sua vida para provar ser verdade aquilo que vivia e que pregava, PORQUE TANTAS PESSOAS (A MAIORIA QUE SE DIZ CRISTÃOS) DÃO MAIS IMPORTÂNCIA AO COELHINHO E AOS OVOS DE CHOCOLATE?

Por outro lado, vemos alguns "costumes" que sinceramente, não se justificam.

Muita gente passa a maior parte do tempo de sua vida, promovendo intrigas, disseminando o ódio, o racismo, a intolerância e o preconceito; explorando, marginalizando e excluindo os mais pobres; cometendo atos de violência e violação dos direitos humanos e, na Páscoa resolve tudo distribuindo ovos de chocolates entre os amigos(as) e parentes, vai à igreja e tá tudo bem? Esquecem que suas atitudes foram e são repudiadas pelo exemplo do próprio Jesus Cristo.

Outros, promovem almoços de Páscoa imensamente fartos, comem bastante, vão à igreja e, acham que é um exemplo de cristão. Só esquecem que Jesus Cristo viveu e pregou a partilha, o dividir com os que mais precisam.

Existem aqueles ainda que para justificar sua relação exagerada com o álcool, trocam a "caninha", a cerveja, o uísque e outras bebidas mais fortes pelo vinho e, enchem a cara de vinho. Outros não comem carne, a substituindo pelo peixe, apenas por "tradição" e, acham que estão respeitando alguma coisa. 

Não, esses "costumes ou tradições" em nada tem de grande significado se comparado a verdadeira essência do que representa a celebração da Páscoa. 

Se alguém quer vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa, reflita sobre a vida, o exemplo, a dedicação, o compromisso e a entrega de Jesus Cristo, a partir de então, buscar seguir o exemplo deixado por Ele.

Teríamos, certamente, um mundo bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário