PONTO DE PARTIDA

PONTO DE PARTIDA

quinta-feira, 18 de abril de 2019

O Verdadeiro sentido da Páscoa - Uma reflexão


Por ter tido uma formação cristã, desde minha infância, me acompanha algumas reflexões sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Nunca fui influenciado pela propaganda consumista dos ovos de chocolates, até porque para o pobre, não é possível "se dar ao luxo" de comprar chocolate quando existem outras necessidades alimentares mais urgentes. Sem falar naquelas famílias, abaixo da linha de pobreza, que nem comida tem, nem casa, nem trabalho... nada.

Fui crescendo e algumas certezas foram sendo construídas. Especialmente uma compreensão sempre teve um lugar especial em minha mente:

Sendo a Páscoa a celebração da história de Jesus Cristo, que veio a esse mundo dar um testemunho de vida, que transmitiu uma mensagem de paz e de amor, que deu sua vida para provar ser verdade aquilo que vivia e que pregava, que enfrentou os poderosos, mostrando a necessidade de se construir um mundo baseado nas relações de fraternidade, da solidariedade, do amor ao outro, do olhar especial pelos mais pobres... PORQUE TANTAS PESSOAS (MUITOS INCLUSIVE, QUE SE DIZ CRISTÃOS) DÃO MAIS IMPORTÂNCIA AO COELHINHO E AOS OVOS DE CHOCOLATE? AO CONSUMISMO BANAL?

Além disso, vemos alguns "costumes" que sinceramente, não se justificam:

- Uns passam a maior parte do tempo de sua vida, falando mal dos outros, disseminando o ódio, a intriga e pregando a violência, daí, acham que na Páscoa tudo é resolvido com a distribuição de ovos de chocolates e presentes entre os amigos(as) e parentes, vai à missa e tá tudo bem. Esqueceram que suas atitudes foram e são repudiadas pelo exemplo do próprio Jesus Cristo.

- Outros, promovem almoços de Páscoa imensamente fartos, comem bastante, vão à missa e, acham que é um exemplo de cristão. Só esquecem que Jesus Cristo viveu e pregou a partilha, o dividir com os que mais precisam.

- Existem ainda aqueles que enchem a cara, substituem as outras bebidas alcoólicas pelo vinho e, enchem a cara, achando que assim estão respeitando alguma coisa? 

Enfim, são várias formas utilizadas para se "comemorar" a Páscoa, que ficam muito longe do verdadeiro objetivo e da real simbologia desta data.

Se alguém quer vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa, reflita sobre a vida, o exemplo, a dedicação, o compromisso e a entrega de Jesus Cristo, daí é só seguir o exemplo deixado por Ele.

Teríamos, certamente, um mundo bem melhor!

2 comentários: